Erros Comuns nos Asanas



Encontrei o artigo "O Jogo dos 7 Erros"no blog da Andrea Alves, ela montou uma sequência de 07 imagens com os erros mais comuns cometidos nas posturas e , achei de muita valia , compartilhar aqui, principalmente para quem se inicia no yoga. 

O JOGO DOS “7 ERROSNO BLOG DA ANDREA ALVES E ACHEI DE MUITA VALIA , PRINCIPALMENTE PARA INICIANTES, POR ISSO, RESOLVI 

 São elas:

POSTURA DE ESTABILIDADE:






Este é Virabhadrasana II, postura do guerreiro ou herói 2. Trabalha força e estabilidade. Para as posturas com esta base, o joelho flexionado deve estar SEMPRE alinhado ao tornozelo. Nunca para frente (como na foto) nem para trás. Desta forma, você poderá conservar uma alinhamento tíbia-fêmur de 90 graus e seu joelho saudável agradecerá. Além disso, sugere-se nesta postura o movimento de rotação externo da musculatura do quadríceps (coxas), aproximadamente 05 palmos de distância entre calcanhar e centro do arco do pé, que devem estar alinhados em um eixo.
Veja o alinhamento correto:

Abaixo, a famosa postura do equilibrio ( 'da árvore' - Vrksasana ). O apoio da sola do pé na perna oposta deve ser feito na altura da coxa (preferencialmente com o calcanhar próximo a virilha), na panturrilha (batata da perna) ou, para iniciantes conquistando o equilíbrio, com os dedos dos pés no chão e o calcanhar no tornozelo. Este apoio JAMAIS deve ser feito sobre a articulação do joelho.
Veja abaixo o alinhamento correto do pé.






-Apoio de Mãos e Postura  de Extensão:













Esta é a postura do corvo, ou Kakásana. Ela é a base para diversas outras postura onde o corpo fica sustentado no ar apenas pelo apoio da mãos. Qualquer postura onde seja necessário o apoio das mãos no chão, este deve ser realizado com os dedos das mãos absolutamente em contato com o chão, assim como as palmas. Alinhe o dedo médio com o centro do punho a direcione-o para frente. A mão deve estar completamente em contato com o chão. DEDOS MUITO AFASTADOS E FIRMES, ao ponto de que um polegar esteja apontando para o outro. Mão ‘torta e sem firmeza’ ocasionará lesões de punho.

Observem na postura abaixo a firmeza e o contato das mãos da praticante sobre o chão:
Agora, sobre as posturas de Extensão também conhecidas como Retro-Flexões 
(flexões para trás):
Ustrasana, postura do Camelo. Em primeiro lugar, se você tão possui ainda domínio da postura, é preferível que a realize com as pontas (dedos) dos pés no chão, não com o dorso (peito) do pé, como na foto. Desta forma, sua coluna não sofrerá os desconfortos de uma extensão mal feita e você poderá alinhar com tranquilidade o restante da postura até que sua coluna conquiste a flexibilidade necessária. Ao entrar na postura, a crista ilíaca, ponta da bacia mais proeminente na mulheres, deve manter-se alinhada ao joelho. Assim, seus joelhos conservarão a flexão de 90o (Repare na diferença entre o alinhamento do rapaz e da moça). Caso você não consiga manter este alinhamento e encostar as mãos nos pés ao mesmo tempo, mantenha suas mãos na cintura para garantir esta estabilidade da pélvis. Relaxe o pescoço e toda a musculatura cervical, deixando a cabeça para trás. Veja:
São posturas que trabalham intensamente abertura energética e física. Por isso, quase todas as ações do corpo devem seguir neste sentido.



-Posturas Invertidas, Posturas de Flexão e Yoga Mudra:



Esta postura abaixo é Sirsasana II:


Toda postura “invertida” sobre cabeça requer extrema atenção. Por isso, até que o aluno tenha consciência do alinhamento correto da postura, recomendamos o uso da parede como apoio dos pés. No caso desta postura, braços e antebraços devem estas PARALELOS, alinhados aos ombros, diferentes dos cotovelos totalmente afastados do rapaz. Além do mais, é necessário que o praticante tenha uma atitute de ‘tadasana’ (montanha) na invertida, para que o corpo se mantenha alinhado, preservando cabeça, pescoço, coluna e a energia  ascendente.

Acima o alinhamento correto




Já nas posturas de flexão,como abaixo, onde “dobramos”o corpo para frente, este é o erro mais comum:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:V

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

POSTURAS INVERTIDAS, POSTURAS DE FLEXÃO E YOGA MUDRA:

Esta é Paschimottanasana, ou postura da pinça. Ansiosos por alcançar os pés com as mãos, praticantes sem alongamento posterior nas pernas dobram a coluna e comprometem a postura. O ideal é que, até que este alingamento seja gradualmente conquistado, o aluno apoie as mãos sobre as pernas de maneira confortável, mantendo a coluna reta. As ações de projetar os ísquios (ossos do bumbum) para trás e o abdome sobre a coxas vão trazendo a consciência do correto alinhamento da postura.
Abaixo as posturas corretas:
E, para fechar,Yoga Mudra. Nome deste gesto onde entrelaçamos os dedos das mão atrás das costas.



Sempre mantenha as palmas das mão unidas, não separadas como na foto de cima. Esta simples ação ajudará na rotação dos ombros para fora ajudando a flexibilizar a musculatura do peitoral e dos ombros.






                                 Modo correto acima.












Fonte: blog da Andrea Alves