terça-feira, 23 de abril de 2013

Como conseguir se concentrar na meditaçao.

Img: Google
Um dos principais desafios de quem se inicia na meditaçao, eh controlar o silencio 
da mente. Mesmo, com a maior das boas vontades, nos primeiros instantes vem o que fez no dia anterior, o que tem para fazer mais tarde, enfim, aquele 'fiozinho' em que um pensamento puxa ao outro e assim vai. Quanto mais ansiosa e agitada a pessoa, maior eh o desafio, digo por mim...rss Confesso, que ateh hoje, nao consigo totalmente e que ainda exercito em disciplinar a mente pra isso. Buscar o olhar para dentro de si, sintonizando com o meu som interno e focando nas batidas do meu coraçao, no ritmo da respiraçao. Como ao descer uma onda, em que depois que a dropa ( entra na onda), soh se foca nas manobras, em que voce e o mar tomam a mesma sincronia, uma extensao da sua mente e do seu corpo na prancha.

Muitos também acham, que para meditar eh preciso se dispor de muito tempo, isso eh um mero engano. Pode-se desligar a mente em apenas dez ou quinze minutos, soh eh preciso se concentrar. Tem um exercicio que achei e que pode ajudar. Eh o seguinte:

'Escolha um assunto de seu interesse (voce pode escolher como assunto de interesse o 'OM', um outro mantra, ou ateh mesmo qualquer coisa ) cujo objetivo é alcançá-lo, tê-lo ou senti-lo em sua vida. Seu ponto de atração sobre somente esse assunto se tornará muito mais poderoso do que se sua mente pulasse de um assunto para outro.

Há uma imensa força na concentração desse assunto, não desvie seus pensamentos, atenção e emoção. Focalize seu desejo e obtenha a atenção somente nessa meta. Procure direcionar suas energias de atenção e de querer somente nesse assunto. Focalize somente nele... Molde-o da forma que deseja, visualize-o da forma como você quer que ele seja agora, coloque alegria e gratidão no seu desejo. Vista-se com esse desejo, determine que o quer de verdade para sua vida.

Se surgir alguma emoção contrária, no fundo, você não quer esse desejo, mas automaticamente ordene que é isso que você quer e o que precisa fazer para tê-lo.

Se surgir uma emoção de bem estar, vá em frente, você o quer de verdade.

Faça esse exercicio todos os dias, durante uns 20 minutos, até alcançar seu objetivo.'
(Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=9163)

Escolhi esse exercicio para voces aqui, por ter achado a explicação bem interessante de como se funciona. 

*Dependendo do tempo disponível pode reduzir para dez minutos, nao tem problema, o importante,
eh que exercite =)

Achei esse artigo COMO PARAR A MENTE que explica como funciona a questão 
de mente e corpo no yoga e que pode ajudar na concentraçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário