quinta-feira, 18 de julho de 2013

Shaolin, Bodhidharma e o Zen Budismo

                                   shaolin-temple.gif
No Wikipedia diz: "O templo Shaolin ou Xaolim é um famoso mosteiro budista localizado na província de Henan, na República Popular da China. Nele, viveu, no século VI, o 28º patriarca budista, Bodhidharma. No templo, Bodhidharma criou o estilo '(Chán)' zen do budismo, bem como o estilo shaolin (xaolim) de kung-fu . Shaolin, traduzido do chinês, significa "Floresta Jovem". Este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a floresta "jovem". "

AQUI lindas imagens Kungfu Boys at Shaolin Temple'

'O Budismo chegou à China 2.000 anos atrás. Reporta-se que já no ano 65 d.C., uma comunidade de monges budistas vivia sob proteção da realeza na parte norte da Província de Kiangsu, próxima do local de nascimento de Confúcio, e os primeiros monges provavelmente chegaram 100 anos antes.
Desde então, dezenas de milhares de monges da Índia e da Ásia Central têm viajado para China por terra e mar, mas dentre aqueles que trouxeram os ensinamentos de Buda para China, nenhum teve impacto comparável ao de Bodhidharma.
 É claro que o zen, como meditação, tinha sido ensinado e praticado por centenas de anos antes de Bodhidharma chegar. E muito do que ele tinha para dizer a respeito da doutrina tinha sido dito antes, mas a abordagem ao zen de Bodhidharma era única.'

- Transmitir sem levar em conta as escrituras.
- Nao depender de palavras ou textos.
- Avan
çar diretamente rumo ao espirito do homem.
- Contemplar sua propria natureza e alcançar a condição de buda.

Bodhidharma

                                             
                                                    images
               
Foi mais ou menos por volta de 500 dC, que um monge budista indiano chamado Bodhidharma chegou à China. Diz a lenda que ele alem do yoga, ensinou exercícios de combate indianos para os monges chineses, a fim de melhorar a sua condição física. 
A mais antiga referência histórica a Bodhidharma é a Luoyang jia lan ji ("A História dos Mosteiros de Luoyang"), escrito por Yang Xuanzhi em 547 AD Yang afirma ter visitado pessoalmente o Ning Temple Yong e encontrado lá um velho estrangeiro chamado Sramana Bodhidharma, que afirmou ele, tinha 150 anos de idade. O estudioso budista Guifeng Zongni (780-841) citou um antigo koan  que pergunta: "Por que Bodhidharma veio do Ocidente?"  * Koan : 'narrativa, diálogo, questão ou afirmação no Zen-Budismo que contém aspectos que são inacessíves à razão. O koan tem como objetivo propiciar a iluminação do aspirante a zen-budista.'

 Muitos escritos têm sido tradicionalmente creditado ao próprio Bodhidharma, mas a opinião científica corrente sustenta que não é autêntico.
Mainstream tradição budista afirma que Bodhidharma chegou à China em 520, embora haja indícios históricos de que ele pode ter chegado em 470, ou mesmo 420. Não há acordo quanto ao caminho que ele viajou ou onde chegou em primeiro lugar. Alguns dizem que ele viajou por mar ", arriscando sua vida sobre as ondas altas," a partir de Madras no sul da Índia para Guangzhou e depois por terra para Nanjing. Outros estudiosos acreditam que ele caminhou uma trilha bem batido sobre o Pamir Planalto, através do deserto e ao longo do rio Amarelo para Luoyang, capital da província e centro de cultura budista chinês. Em qualquer caso, a viagem da Índia é acordado ter sido longa e perigosa.

Acredita-se que Bodhidharma tenha nascido em Kanchipuram, perto de Madras, na Índia, o terceiro filho de um rei local e, portanto, um membro da casta de guerreiros e governantes.  Quando jovem, converteu-se ao budismo, e mais tarde o Dharma lhe foi ensinado pelo mestre, Prajnatara, que mudou seu nome de Bodhitara para Bodhidharma.
Após a morte de seu pai, Bodhidharma foi para a China difundir o ensino e serviu por muitos anos expandindo o budismo.

                                                                                                        531295_402060626524574_1672685856_n.jpg
                                                   

Bodhidharma resistiu algum tempo na corte do imperador Wu Dai (465-550), mas abriu mão depois de perceber que o imperador não era suficientemente merecedor do ensino. Ele viajou para a parte norte da província, atravessando o rio Yangtze (de acordo com uma versão, milagrosamente de pé sobre uma cana), chegando finalmente em Luoyang, um centro ativo de bolsa de estudos budistas. Lá ele tornou-se impopular, afirmando que as escrituras budistas eram apenas uma ferramenta para atingir a iluminação e não precisa ser estudada por tempo indeterminado para o seu próprio bem. Odiado ​​e caluniado em Luoyang, ele foi forçado a viver implorando por comida. Em seguida, viajou para o Monte Song for um período de contemplação ascética, e de lá mudou-se finalmente para o Templo Shaolin na província de Henan. (Não deve ser confundido com outros templos de Shaolin, como a um na província de Fujian associado tão intimamente com a origem do karatê de Okinawa, nos séculos 18 e 19).  Ele não foi bem recebido lá também, no entanto, a sua meditação  numa caverna diante de um penhasco em frente ao mosteiro de Shaolin, foi vista como uma demonstração da verdadeira realidade do budismo. 

 A lenda diz que ele meditou lá em silêncio por nove anos e durante esse tempo, foi abordado por um monge chinês chamado Shen Guang, que convenceu Bodhidharma de sua sinceridade e foi aceito como discípulo e sucessor de Bodhidharma. Apesar da súbita popularidade do budismo na China, Bodhidharma encontrou poucos discípulos. Há muitas histórias mutuamente incompatíveis do local do sepultamento e da morte de Bodhidharma, uma delas eh que ele tenha sido envenenado. 
De acordo com o que é, aparentemente, uma tradição principalmente oral, Bodhidharma iniciou programas de treinamento no templo Shaolin, relacionados com as artes marciais. Bodhidharma ensinou sua marca de meditação Dhyana aos monges no templo, mas descobriu que eles não possuiam a resistência necessária. Eles eram tão fracos que caiam no sono durante as aulas de meditação. A fim de reforçar os seus corpos flácidos e magros, ele instituiu ginástica, exercícios de respiração e exercícios de combate indianos. Sua ênfase foi dito ser o cultivo de bioenergia intrínseco, através do controle da respiração. Bodhidharma pode ter sido bem versado nestas técnicas, como resultado da formação dada a todos os membros da casta guerreira indiana em sua juventude. Disciplinas e exercícios marciais instituídos por Bodhidharma foram supostamente transmitidos oralmente durante séculos, e não foram realmente escritas até mil anos mais tarde, quando o Yi Jin Jing ("Muscle-changing-Classic"), o Xi Sui Jing ("Marrow de limpeza Classic"), e o Shi Ba Luo Han Shou ("Dezoito movimentos da mão de Luohan") foram compostas. O "Muscle de mudança Classic" consiste em exercícios para fortalecer os músculos também (torso) músculos "internos" do "externo" (braço e perna). Após o "Muscle de mudança Classic", os alunos passavam para o "Marrow de limpeza clássico", que foi projetado para limpar a medula óssea e do sangue, fortalecer o sistema imunológico, e energizar o cérebro para facilitar a iluminação.
Bodhidharma (também conhecido como Daruma Taishi no Japão) se tornou reverenciado como o fundador do Zen Budismo.

64606_473782959331260_1998747865_n.png                                         


                                     


                                                 


Fontes:
 http://www.minrec.org/wilson/pdfs/Bodhidharma.pdf;
http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=147;
Wikipedia;

2 comentários: