sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Salamba Sarvangasana


yogaimmunity.wordpress.com

Salamba Sarvangasana (Vela ou invertida sobre os ombros)
Essa postura é considerada a "rainha" ou "mãe" de todas as poses de ioga. Como o próprio nome 'Salamba Sarvangasana' significa, esse asana suporta todos os membros do corpo. É considerado de nível intermediário à avançado.Essa postura também ajuda a equilibrar o funcionamento do sistema endócrino que utiliza os vasos sanguíneos para transportar sinais para o corpo inteiro. Este sistema é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, o nosso metabolismo, a função do tecido, crescimento e desenvolvimento, e até mesmo o nosso humor.

Obs: 1-Quando você se estabelece em cima da invertida, é melhor ser obstinado. Um alinhamento inapropriado pode forçar e comprimir a coluna cervical (a vértebra do pescoço). Mas não deixe isso desencorajá-lo de tentar a postura. Para garantir a segurança, nunca gire a cabeça enquanto estiver na invertida. Não execute o ásana se você não possuir experiência suficiente ou estiver com insegurança quanto a ele. Nesse caso, execute somente com o acompanhamento de um instrutor experiente.

2-Geralmente, este ásana é executado no final das sequências de ásanas, antes do relaxamento e meditação.


3-Se o pescoço estiver confortável e o arranjo estiver fácil, fique por cinco a dez respirações. Se não, saia lentamente da postura.


Pode contar com ajuda de um cobertor para sentir-se mais confortável.

Benefícios:

  • Tranqüiliza a mente, alivia stress mental e emocional, o medo, dores de cabeça, insônia, depressão e ajuda a eliminar distúrbios psicológicos
  • Estimula as glândulas tireóide e próstata e órgãos abdominais
  • Alongaos ombros , pescoço e a espinha dorsal.
  •  Age sobre as glandulas tireoide e paratireoide, melhorando seu funcionamento
  • Tonifica  pernas e nádegas
  • Melhora a digestão
  • Ajuda a aliviar  sintomas de menopausa
  • Reduz o cansaço e alivia a insônia
  • Terapêutico  para a asma, sinusite e infertilidade
  • Melhora a flexibilidade das vértebras  e do pescoço.
  • Tonifica os nervos que passam através do pescoço ao cérebro
  • Aumenta a circulação, revitalizando ouvidos, olhos, amídalas, prevenindo e aliviando problemas de garganta e nariz . 
  • Alivia a pressão gravitacional sobre os músculos anais, aliviando hemorróidas
  • Equilibra a taxa metabólica e  melhora o sistema imunológico.

Importante:

Movimentar o diafragma durante a prática desta ásana ajuda a massagear todos osórgãos internos, ativando a digestão, aliviando constipação, revitalizando o baço e asglândulas supra-renais, promovendo a produção de insulina pelo pâncreas e melhorandoas funções dos rins e fígado.

*Contra-indicação desse asana: Pessoas com problemas no pescoço, nos olhos, insuficiência cardíaca e hemorragias.
Também contra-indicado nos casos de diarréia, dor de cabeça, pressão alta, menstruação e em caso de gravidez.

Passo á passo:
Com o corpo deitado, inspire e erga as pernas noventa graus do chão, mantendo todo o longo da coluna no solo e aponte os pés para cima. Levante também os braços apontando-os para cima. Permaneça alguns segundos, respirando normalmente. Em seguida, apoiando as palmas das mãos no chão, e inspirando, erga o tronco chão, com um leve balanço das pernas para trás. Dobre os cotovelos e apóie o tronco com as  mãos. Vá erguendo o corpo o máximo possível, aproximando o peito do queixo. Mantenha o pescoço bem alinhado e não olhe para o lado enquanto realiza a postura. Fique cerca de cinco minutos na posição (exceto em período de menstruação). Em seguida deixe as pernas caírem para trás da cabeça, mantendo o pescoço alinhado durante todo o exercício. Expirando vai desfazendo a postura, encaixando vértebra por vértebra no chão.


Avançado : 
Existem muitas variações sobre esta pose, inclusive trazendo as pernas em um "V" de largura, forma ou em posição de lótus como na imagem abaixo.



FONTES: 
Yoga Journal;
http://pt.scribd.com/doc/88485686/Resumo-Yoga;
http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=100;
http://gabrielyoga.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário