terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Málá ou Japamálá
Yoga Sutras
O texto compõe de 196 aforismos divididos em quatro capítulos que tratam do método do Yoga para libertar o praticante das transformações materiais e da morte , devolvendo-o à sua natureza autêntica.
O que eh Surya Namaskar ?

Surya- Sol
Namaskar - Saudação
Como bem diz, eh uma saudação ao sol, uma reverência ao sol.
Nada mais eh , que uma sequência de asanas comum de Hatha Yoga . A base física da prática une doze ásanas executados em uma dinâmica série . Cada ásana é movido de inalação e exalação .Isso jah foi visto por aqui no blog, mas eh sempre bom dar uma rápida recapitulada. ;)
Os defensores do uso de Surya namaskara como parte da tradição do yoga modernos preferem realizá-la ao nascer do sol, que os ortodoxos consideram ser o mais "espiritualmente favorável hora do dia.
Seus exercícios tem dupla finalidade; preparatoria psicomotor e psicofisica, sendo considerada completa, tonificante, purificadora e estimulante, pois harmoniza os beneficios dos exercícios físicos amplamente atuantes, que trabalham músculos e articulações, interligações e cartilagens, com toda a estrutura das cinco secoes da espinha dorsal, beneficiando diretamente a medula e os neuro-raquidianos.
Ao mesmo tempo, serve também, como base de descontracção, podendo ainda ser usada como estrutura de qualquer outra pratica, e inclusive e especialmente para a obtenção da estabilidade mental e preparo para a concentração.
Os beneficios da pratica do Surya Namaskar sao incalculáveis, resultando em plena saúde e eliminação de qualquer tipo de enfermidade. Serve também para equilibrar todo o sistema nervoso e emocional, ativando amplamente as glândulas, a circulação sanguínea e aumentando a capacidade de oxigenação das células, em todo o seu potencial.
Na seção de vídeos de Yoga, desse blog ,você encontrará uns de Surya namaskara , além da prática base para iniciantes aqui ;)
E aqui mais sobre essa prática com mais detalhes e fotos.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Ásana de Hoje: Crow Pose / Bakasana

Passo a passo:
*Dobrar os joelhos ligeiramente e ponha as suas palmas no chão na distância dos ombros.
*' Encaixar' os joelhos nas axilas.
*Começar vir à frente, levantar a cabeça , olhar para a frente.
*Tirar os pés do chão, um de cada vez, buscar equilibrar com os dois pés para cima.
Observação para os Iniciantes:
Tente levantar um pé de cada vez e ter uma idéia de quanto de distancia vai precisar para se elevar . Não impulsione muito pra frente,isso fará com que você perca o equilíbrio. Coloque um cobertor na sua frente , assim você não terá medo de cair. Todo mundo cai quando aprender esta pose.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Sri K. Pattabhi Jois

Tirado do texto de Kino MacGregor
(http://www.ashtanga.com/html/articles.html)
"Um guru é uma pessoa cuja presença transmite verdade e despertar no discípulo...
Cada dia da vida, Jois foi um devoto incansável à linhagem Ashtanga Yoga a qual ele carregava com absoluta integridade. Um homem humilde nascido em uma pequena aldeia chamada Kowshika no sul da Índia. (...) Descobriu o yoga com a idade de 12 anos, quando viu o homem que se tornaria seu professor, Krishnamacharya, dar uma demonstração de yoga em sua escola.Estudando diariamente durante dois anos, dedicou-se ao ioga e, finalmente, mudou-se para Mysore para continuar sua educação em estudos de ioga e Sanskrit. Lá, ele floresceu como um estudioso e professor de yoga. (...)
Após 37 anos de magistério, Jois ganhou o título de Vidwan (professor emérito de Estudos em sânscrito).
Embora ele fosse um erudito em sânscrito, Jois permaneceu fiel a seus ensinamentos em yoga e considerado experiência, prática directa como a mais alta forma de aprendizagem. Ele disse várias vezes que o ioga é "prática em 99% e teoria em 1%." Ao longo de seus anos como professor, Guruji também ensinou yoga em uma pequena sala no primeiro andar de sua casa modesta em Mysore e incentivou todos os alunos a encontrar a experiência pessoal da verdade que a prática de yoga oferece... Ele nunca duvidou do método de Ashtanga Yoga, nem a sua capacidade de ensinar. Em vez disso, ele persistiu contra todas as probabilidades e guardando a jóia sagrada da tradição yoga com reverência...
Guruji costumava dizer, "Ashtanga Yoga é para todas as pessoas - idosos, jovens, pessoas gordas, pessoas magras -. Só não, para as pessoas preguiçosas" Isso é porque o ioga Ashtanga é um desafio e impulsiona os limites da mente e do corpo ... Ao fazer isso, os praticantes literalmente expandem a sua consciência. A prática é composta por seis séries de posturas, mas a maioria dos praticantes passam a vida inteira a trabalhar apenas na série primária porque seus outros níveis são muito mais desafiadores. E, a série primária, já é uma prática completa que queima através de toxinas acumuladas no organismo. Sem limpeza regular, o corpo recolhe as toxinas do ambiente, alimentos e até mesmo dos estados emocionais ,que podem levar a doenças e desconforto mais tarde na vida.
Temos a prática de yoga Ashtanga hoje por causa da dedicação inabalável Sri K. Pattabhi Jois . Não há maior forma de honrar a vida de Guruji que entrar na nossa esteira e praticar todos os dias. Ele nos deu o dom de Ashtanga Yoga, e agora, é de nossa responsabilidade , venerar sua memória com o nosso próprio compromisso com o yoga. Se há uma coisa que eu sei com certeza, é que Guruji quer de todos nós, "praticar, praticar, praticar... Então tudo está vindo."
© 2009 Kino MacGregor
(Img: Picasa)
domingo, 18 de dezembro de 2011
MAHAVIR E PAULO DI STASI: RETIRO DE YOGA
Ashtanga Yoga Mantra (Abre a pratica do Ashtanga)

vande gurūṇāṁ caraṇāravindeNIH-śreyase jaṅgali-kāyamāneābāhu puruṣākāraṁsahasra śirasaṁ śvetaṁaum
que revela o nosso verdadeiro eu e desperta a felicidade