terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O que eh Surya Namaskar ?


Asanas ( posições ) para celebrar o nascer de um dia !



Surya- Sol
Namaskar - Saudação

Como bem diz, eh uma saudação ao sol, uma reverência ao sol.

Nada mais eh , que uma sequência de asanas comum de Hatha Yoga . A base física da prática une doze ásanas executados em uma dinâmica série . Cada ásana é movido de inalação e exalação .Isso jah foi visto por aqui no blog, mas eh sempre bom dar uma rápida recapitulada. ;)
Os defensores do uso de Surya namaskara como parte da tradição do yoga modernos preferem realizá-la ao nascer do sol, que os ortodoxos consideram ser o mais "espiritualmente favorável hora do dia.

Seus exercícios tem dupla finalidade; preparatoria psicomotor e psicofisica, sendo considerada completa, tonificante, purificadora e estimulante, pois harmoniza os beneficios dos exercícios físicos amplamente atuantes, que trabalham músculos e articulações, interligações e cartilagens, com toda a estrutura das cinco secoes da espinha dorsal, beneficiando diretamente a medula e os neuro-raquidianos.
Ao mesmo tempo, serve também, como base de descontracção, podendo ainda ser usada como estrutura de qualquer outra pratica, e inclusive e especialmente para a obtenção da estabilidade mental e preparo para a concentração.


Os beneficios da pratica do Surya Namaskar sao incalculáveis, resultando em plena saúde e eliminação de qualquer tipo de enfermidade. Serve também para equilibrar todo o sistema nervoso e emocional, ativando amplamente as glândulas, a circulação sanguínea e aumentando a capacidade de oxigenação das células, em todo o seu potencial.

Na seção de vídeos de Yoga, desse blog ,você encontrará uns de Surya namaskara , além da prática base para iniciantes aqui ;)

E aqui mais sobre essa prática com mais detalhes e fotos.




Fontes:http://www.yogacasaverde.com.br e Wikipedia; 
Foto:http://thefitnessworkout.com/wp-content/uploads/2010/10/Yoga-Sun-Salutation-Surya-Namaskar2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário