segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sri K. Pattabhi Jois

Ashtanga Yoga Guru Sri K. Pattabhi Jois: 1915-2009 In Memoriam


Tirado do texto de Kino MacGregor

(http://www.ashtanga.com/html/articles.html)

"Um guru é uma pessoa cuja presença transmite verdade e despertar no discípulo...

Cada dia da vida, Jois foi um devoto incansável à linhagem Ashtanga Yoga a qual ele carregava com absoluta integridade. Um homem humilde nascido em uma pequena aldeia chamada Kowshika no sul da Índia. (...) Descobriu o yoga com a idade de 12 anos, quando viu o homem que se tornaria seu professor, Krishnamacharya, dar uma demonstração de yoga em sua escola.Estudando diariamente durante dois anos, dedicou-se ao ioga e, finalmente, mudou-se para Mysore para continuar sua educação em estudos de ioga e Sanskrit. Lá, ele floresceu como um estudioso e professor de yoga. (...)

Após 37 anos de magistério, Jois ganhou o título de Vidwan (professor emérito de Estudos em sânscrito).

Embora ele fosse um erudito em sânscrito, Jois permaneceu fiel a seus ensinamentos em yoga e considerado experiência, prática directa como a mais alta forma de aprendizagem. Ele disse várias vezes que o ioga é "prática em 99% e teoria em 1%." Ao longo de seus anos como professor, Guruji também ensinou yoga em uma pequena sala no primeiro andar de sua casa modesta em Mysore e incentivou todos os alunos a encontrar a experiência pessoal da verdade que a prática de yoga oferece... Ele nunca duvidou do método de Ashtanga Yoga, nem a sua capacidade de ensinar. Em vez disso, ele persistiu contra todas as probabilidades e guardando a jóia sagrada da tradição yoga com reverência...

Guruji costumava dizer, "Ashtanga Yoga é para todas as pessoas - idosos, jovens, pessoas gordas, pessoas magras -. Só não, para as pessoas preguiçosas" Isso é porque o ioga Ashtanga é um desafio e impulsiona os limites da mente e do corpo ... Ao fazer isso, os praticantes literalmente expandem a sua consciência. A prática é composta por seis séries de posturas, mas a maioria dos praticantes passam a vida inteira a trabalhar apenas na série primária porque seus outros níveis são muito mais desafiadores. E, a série primária, é uma prática completa que queima através de toxinas acumuladas no organismo. Sem limpeza regular, o corpo recolhe as toxinas do ambiente, alimentos e até mesmo dos estados emocionais ,que podem levar a doenças e desconforto mais tarde na vida.

Temos a prática de yoga Ashtanga hoje por causa da dedicação inabalável Sri K. Pattabhi Jois . Não há maior forma de honrar a vida de Guruji que entrar na nossa esteira e praticar todos os dias. Ele nos deu o dom de Ashtanga Yoga, e agora, é de nossa responsabilidade , venerar sua memória com o nosso próprio compromisso com o yoga. Se há uma coisa que eu sei com certeza, é que Guruji quer de todos nós, "praticar, praticar, praticar... Então tudo está vindo."

© 2009 Kino MacGregor

(Img: Picasa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário