
Om mani padme hum * Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho. * Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja. * Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo. * Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância. * Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância. * Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.
Os budistas tibetanos acreditam que dizer o mantra (oração), Om Mani Padme Hum,em voz alta ou silenciosamente para si mesmo, chama a atenção poderoso benevolente e as bênçãos de Chenrezig, a personificação da compaixão. Vendo a forma escrita do mantra é dito ter o mesmo efeito - é muitas vezes esculpidos em pedras, como a foto acima, e colocou onde as pessoas podem vê-los.
Girando a forma escrita do mantra em torno de uma roda de Mani (ou oração roda) também está acreditado para dar o benefício mesmo que dizer o mantra, e rodas de Mani, rodas de mão pequenas e rodas grandes, com milhões de cópias do interior mantra, são encontrado em toda parte nas terras influenciado por budismo tibetano.
Diz-se que todos os ensinamentos do Buda estão contidos neste mantra: Om Mani Padme Hum realmente não pode ser traduzido em uma simples frase ou sentença.
O mantra originado na Índia, como ele mudou-se da Índia para o Tibete, a pronúncia alterada porque alguns dos sons na língua sânscrita indiana eram difíceis para os tibetanos pronunciar.
O mantra Om Mani Padme Hum é encontrado escrito de duas maneiras diferentes , em Tibetano(abaixo a esq.) e Ranjana (abaixo a dir.):


Fontes: www.dharma-haven.org; Wikipedia e youtube
( img: Google)
Om Mani Padme Hum é escrito em que língua ? É a mesma coisa que o escrito em tibetano ?
ResponderExcluirOi Caio! Talvez essa fonte possa te ajudar: http://www.yowangdu.com/tibetan-buddhism/om-mani-padme-hum.html. Abcs!
Excluir