terça-feira, 13 de setembro de 2011

Om mani padme hum


"Om mani padme hum é um dos mantras do Budismo; o mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. É o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos.

Om mani padme hum * Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho. * Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja. * Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo. * Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância. * Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância. * Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.

Os budistas tibetanos acreditam que dizer o mantra (oração), Om Mani Padme Hum,em voz alta ou silenciosamente para si mesmo, chama a atenção poderoso benevolente e as bênçãos de Chenrezig, a personificação da compaixão. Vendo a forma escrita do mantra é dito ter o mesmo efeito - é muitas vezes esculpidos em pedras, como a foto acima, e colocou onde as pessoas podem vê-los.

Girando a forma escrita do mantra em torno de uma roda de Mani (ou oração roda) também está acreditado para dar o benefício mesmo que dizer o mantra, e rodas de Mani, rodas de mão pequenas e rodas grandes, com milhões de cópias do interior mantra, são encontrado em toda parte nas terras influenciado por budismo tibetano.

A Roda de Oração: Tecnologia Espiritual do Tibete

Diz-se que todos os ensinamentos do Buda estão contidos neste mantra: Om Mani Padme Hum realmente não pode ser traduzido em uma simples frase ou sentença.

O mantra originado na Índia, como ele mudou-se da Índia para o Tibete, a pronúncia alterada porque alguns dos sons na língua sânscrita indiana eram difíceis para os tibetanos pronunciar.
Sânscrito
forma
Om Mani Padma Hum
mantra de Avalokiteshvara
Tibetano
forma
Om Mani PEME Hung
mantra de Chenrezig

O mantra Om Mani Padme Hum é encontrado escrito de duas maneiras diferentes , em Tibetano(abaixo a esq.) e Ranjana (abaixo a dir.):












Fontes: www.dharma-haven.org; Wikipedia e youtube
( img: Google)

2 comentários:

  1. Om Mani Padme Hum é escrito em que língua ? É a mesma coisa que o escrito em tibetano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio! Talvez essa fonte possa te ajudar: http://www.yowangdu.com/tibetan-buddhism/om-mani-padme-hum.html. Abcs!

      Excluir